segunda-feira, 31 de maio de 2010

Lendo numa revista aqueles artigos que dizem, "sabia que... confirmei que eu tenho algum peso no orçamento familiar o que em tempo de crise, não me agrada nada...

O que descobri.

" As pessoas obesas gastam mais dinheiro em roupa. Assim como o carro de uma condutora com excesso de peso consome mais combustível do que o de uma magra"


Ana Bela

domingo, 30 de maio de 2010

As crianças...

A Joana é uma menina de 6 anos e eu costumo brincar com ela, mas agora é difícil porque não estou cá fora. Esta semana ela apareceu à porta da cozinha e ficou muito admirada de me ver ali, disse-me olá e desapareceu, voltou de seguida e eu disse-lhe: Joana tens que ir ter com a mãe, pois os meninos não podem estar na cozinha é perigoso. Fechou a porta mas rápidamente a abriu e perguntou, "eu sou uma estranha neste café?"
Ela leu, ao fechar a porta, o dístico de proibida a entrada a estranhos.

sábado, 29 de maio de 2010

"Não há nada que proteja melhor que o calor de um sorriso"

PROVÉRBIO

Que verdade! a falta que eu sinto do sorriso de pessoas que neste momento estão de férias e não posso ver sorrir todos os dias à porta da cozinha. Foi uma semana difícil, mas tudo passa e terça feira estará de volta a força que me transmitem com as suas habituais visitas.


Ana Bela

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Da dita poesia humuristica, com que nos vamos divertir quarta feira.

E cada quadra pedida
rende muita gargalhada.
Há muita palma batida,
Mas lá dinheiro é que nada!


António Aleixo


Ana bela

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Tenho estado muito caladinha com a próxima sessão, mas desta vez resolvi não ser tão maçadora, hoje porem, quero recordar que estamos quase no dia 2, portanto não esquecer que na próxima quarta feira, 21h30m, lá estaremos para fazer um serão divertido, pois o tema é "poesia humurística". Apareçam.



Ana Bela

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Já tenho ido ao Pavilhão Atlântico, mas nunca o tinha visto tão transbordante de pessoas.
Não há dúvida que Carlos Santana toca viola, não há dúvida que também toca muito charme. Gostei, mas o som é demasiado alto. O problema será meu, pois não estou muito virada para concertos.
Acabei surpreendida comigo, quando ouvi os primeiros sons de "Samba para ti" ai todas as recordações da juventude sairam em cascatas por os olhos e aquelas imagens que se têm as 17 anos e se julga durar a vida toda, ficaram definitivamente ali na guitarra de Santana.

Passei uma noite de surpresa em surpresa, eu vi tanto cachorro, tanto copo de cerveja, tanta pipoca, tanto encolhe e desencolhe para deixar passar e não é que voltavam com mais cerveja, com mais cachorro. Será que ir a um concerto dá fome? áh! também vi muita queijada de Sintra.


Ana Bela

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Eu e o Duarte, nascemos no mesmo mês, recebemos como prenda de aniversário de alguém que está sempre atento ao que gostamos (Pedro) dois bilhetes para ouvir e ver "Santana" que faz parte das nossas juventudes.
Assim, amanhã lá vamos nós recordar e por esse motivo não poderei escrever no blog, suponho que chegarei a casa já no dia seguinte. Contarei depois se a música teve o mesmo impacto que teve há muitos anos.


Ana bela

domingo, 23 de maio de 2010

Estava eu no meio dos meus cozinhados e ouvi alguém pedir à Raquel o seguinte: São dois cafés, um normal e um de criança, afinal, numa chávena de garoto se faz um leitinho, chamado o café da criança.
Estar na cozinha tem as suas vantagens rio-me sózinha.
É sempre bom ter as nossas crianças contentes, eles são o futuro.

Ana Bela

sábado, 22 de maio de 2010


Uma imagem sem palavras ou valendo milhares delas
Ana Bela

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Se me lembrar dos "pedaçinhos" com que se fazem as amizades, posso dizer-vos, que embora presa na cozinha, vou colando durante o dia pedaçinho a pedaçinho, as visitas que todos os dias me fazem e embora picando cebola e fazendo o almoço, todos os que me visitam, são os pedaçinhos com que me construo.




Ana Bela

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Diz no livro O Principezinho, que as amizades são feitas de pedaçinhos.

Eu, digo que são feitas de todos os retalhinhos do dia a dia, de cada sinal ou sorriso, de cada cedência ou boa vontade, de cada estar lá para limpar uma lágrima. No fim de juntos todos estes "pedaçinhos", constroi-se amizade e quem tem amigos, acorda-se todos os dias de bem com a vida.



Ana Bela

quarta-feira, 19 de maio de 2010

No ramo da hotelaria, diz a lei, que todos os colaboradores devem rodar nos diversos serviços dentro da empresa, todos devem ser capazes de saber fazer tudo. Pois! a mim, fecharam-me na cozinha, tudo bem, a propósito disso, hoje chegou até mim a voz da Ana que posso dizer gritou; Bela a sopa está óptima, sabe mesmo a sopa de mãe. Agradeci também em alta voz, para que me ouvisse cá fora e continuei agarrada aos tachos rindo do meu Café, do meu espaço, onde tudo é cada dia mais imprevisível e ternurento.



Ana Bela

terça-feira, 18 de maio de 2010

Eu, estou contente porque há quem esteja contente e sobretudo, porque todos têm o direito de viver a sua vida a todos os níveis, da maneira que quizerem sem que choquem os outros. Uma coisa eu sei, a sensibilidade é mil vezes mais evidente, abraçam muito mais todo o Mundo. Que possam ser felizes.



Ana bela

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Terror de te amar



Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo

Mal de te amar neste lugar de imperfeições
Onde tudo nos quebra e emudece
Onde tudo nos mente e nos separa.



Sophia de Mello Breyner Andressen

domingo, 16 de maio de 2010

Radiografia
Lembrei-me desta palavra e confusamente pensei; se tudo se visse ao rx, como: sentimentos, desejos, vaidades, raivas e amores, será que havia quem fosse ao médico?
Por incrivel que pareça, uma amiga usou esta semana no seu blog uma frase, que tem martelado na minha cabeça, "foi quase um romance" eu acho e ainda não lhe disse, que não há "quase" em romance ou em amor, mas esta é aminha opinião.
No quase, já foi romance, portanto aconteceu, mas voltando ao Médico e à Radiografia, como se vive escondendo sentimentos, sorrisos e abraços é melhor mesmo não usar rx, pode a ciência evoluir, sem que nos tenham dito.
Ana Bela

sábado, 15 de maio de 2010

Não poderia contar as fitas que ao longo destes dezoito anos os meus "meninos/homens" me trouxeram para assinar no fim dos seus estudos universitários. Ontem o que se passou deixou-me comovida, pois "Mariá" (como lhe chamo), agora Veterinária, foi ao Grilo com a sua fita para eu o Duarte e o Pedro escrevermos, como não estava, entregou ao Pedro e disse-lhe que vinha buscá-la a nossa casa. Assim fez. Valeu a pena, chegaste à meta, felicidades "Mariá".



Ana Bela

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Mia Couto é um escritor que eu leio muito, gosto dos jogos que inventa com as palavras, assim como que espalhá-las em cima da mesa e redescobrir o prazer de as juntar. Escreve sobretudo prosa, mas tem alguns, poucos livros de poesia, é dele pois a que transcrevo.


O outro idioma

Inquirido
sobre a sua fluência
em português, respondeu:


- Tenho duas línguas:
uma para mentir,
outra para ser enganado.

A professora
ainda perguntou:
- E qual delas é o português?

- Já não me lembro, respondeu.



Ana Bela


quinta-feira, 13 de maio de 2010

Há cãozinhos abandonados, que alguém recolhe em canis e tenta angariar comida para os tratar melhor do que aqueles que os abandonaram. Por isso a campanha do Grilo, aliás feita todos os anos por o Pedro. Diz-me ele quando vai entregar as coisas que fica com pena, porque o que entrega, resolve a situação por pouco tempo. Este ano temos tido muitas ofertas generosas e uma deixou-me muito comovida, uma menina de dois anos, representando os meninos da sua sala no infantário, veio mais a educadora entregar um saco de ração e fez questão de ser ela a dar ao Pedro, acreditem que o saco era maior que ela. A satisfação de dar estava nos seus olhos.
Estes serão os adultos de amanhã que alguém ajuda a ser um ser humano mais feliz. Obrigada à educadora e a todos os meninos.



Ana Bela

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Recordações do que ficou no fundo da memória

No já falado colégio onde estudei, também havia aulas de Religião e Moral e um dia, a professora pediu para dar exemplos de superstições, eu podia ter-me lembrado dos gatos pretos, do azar que dizem, dá partir espelhos, sei lá. Pois eu disparei da minha carteira e dos meus 11 anos, o meu exemplo "o dia 13 dá azar". Nunca tinha visto uma professora tão zangada comigo, mas tão zangada que abriu a caderneta e apostou na minha folha uma negativa. Explicação: - dia treze é dia de Nossa Senhora.





Ana Bela

terça-feira, 11 de maio de 2010


A constipação que me possui, a dor de cabeça que me envolve toda, não me deixa ser hoje muito produtiva na escrita. Agrava tudo isto o facto de ter estado 14 h seguidas no Grilo. Assim sendo deixo-vos um sorriso.
Ana Bela

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Hoje, quero deixar aqui um obrigada muito sincero, a todos os que me acompanharam ao longo de um ano nas sessões de poesia. Muitos foram os que apareceram mês após mês, mas todos os meses, um grupo fixo está lá porque gosta de poesia , das nossas inúmeras conversas e da nossa boa disposição. Mas... também por amizade.

Pedro Bettencourt, Tiago Barroso, Jorge Castro, António Peres Feio, Rita Costa e Sousa, Senhor Rijo e esposa, Bernardo, Sr Morgado, Manel, Duarte e o Pedro que sempre faz o powerpoint sobre o poeta, que nos acompanha ao longo da noite.


Ana Bela

domingo, 9 de maio de 2010

Penso que algumas pessoas deram por a minha falta no Grilo, mas eu não faltei, quem me quiser encontrar terá que se dirigir à cozinha, onde me encontro em versão cozinheira. Podem levar o café que serão bem vindos, alguns fazem-no e trocamos uns deditos de conversa, enquanto descasco as batatas. Visite-me pois.


Ana Bela

sábado, 8 de maio de 2010

Esta semana aconteceu

Não raramente, o que nos alegra pela confiança, ficamos com crianças cujos pais estão com pressa e nos pedem que os levemos à escola, quando for hora.
O menino lá ficou à guarda do Pedro e eu na cozinha ouvi: Posso ir já para a escola? ao que o Pedro respondeu não, pois ainda não era hora e quando fosse , ele iria levá-lo. Resposta pronta, "Deves ter a mania que és meu pai".
Sózinha na cozinha deixei-me rir com vontade.



Ana bela

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Ficam aqui as fotografias da 12ª sessão das nossas "Conversas"









Manuel a tocar a sua guitarra e a cantar



Tiago e a sua Harmónica


O bolo

Ana Bela

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O primeiro aniversário de conversas do café grilo, foi muito animado. Como tinhamos combinado, não obedeciamos a tema e desta forma tudo foi correndo num clima de alegria. Só havia uma obrigação, todos os participantes tinham que dizer um poema mas disseram muitos e era uma da manhã ainda por lá estavamos.
O Manel tocou viola e todos cantámos com ele, o Tiago trouxe a harmónica e encantou-nos com a sua música. Festejámos com champanhe e comemos um lindo bolo não faltando os queques.

Rápidamente porei aqui as fotografias da sessão.

A próxima será dia 2 de Junho e embalados por o divertimento desta, o tema será "Poesia humorística"


Ana Bela

quarta-feira, 5 de maio de 2010


A partir de amanhã terá ao seu dispor no Grilo, saquinhos para apanhar os presentes do seu cãozinho. É muito desagradável ter que limpar os passeios, sejam eles ou não à entrada da nossa esplanada. Um esquecimento é natural, por isso aqui está um porta sacos para que se sirva.
Contribuir para um Mundo mais limpinho é dever de todos nós.
Ana Bela

terça-feira, 4 de maio de 2010

Amanhã vamos festejar um ano de conversasdocafegrilo, apareça, venha passar um pouco da noite connosco. Não precisa de saber a vida de nenhum poeta, este mês, cada um é o seu poeta.
Junta de freguesia 21h3om.



Ana Bela

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Estive por aqui a pensar numa coisa que nunca me tinha ocorrido assim com tanta intensidade. Falando com os meus botões, cheguei à conclusão que os cheiros podem ser mais fortes que a razão. Será que podem criar barreiras entre as pessoas? Assim como a cor da pele? não sei se concordo. Mas o que é certo e por isso me lembrei deste tema, eu não consigo estar ao pé de uma pessoa com perfume de côco, contudo não deixo de gostar da pessoa. Quem me ajuda neste enigma?


Ana Bela

domingo, 2 de maio de 2010

Foi numa rosa vermelha, que o Café Grilo ofereceu a todas as mães que nos visitaram ao longo do dia, que foram os nossos votos de um dia bem passado.


Ana Bela

sábado, 1 de maio de 2010

Livro do mês

Mais uma vez um escritor a que não resisto. Tinha para ler o último livro de Sándor Márai, "Rebeldes" e já li. Só para aguçar a curiosodade, umas linhas do mesmo.

"No rosto do pai, desfaz-se a curiosidade atormentada e insofrida, o rosto torna-se vazio e inexpressivo, a mão ossuda afasta o vidro e os olhos, sem vida, pasmam na distância."


Ana bela