quinta-feira, 30 de junho de 2011

Tenho pena que o livro do meu amigo Tiago Barroso, não esteja ainda à venda nas livrarias. Para não perderem tudo, um poema dele, escolhido entre os que mais gosto.


Quando a noite se afoga na aurora
E os pássaros trinam melodias aprendidas
nos sonhos
Quando as janelas se esventram para deixar
entrar o mundo
Nasço.



Ana Bela

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Ninguém nos ensina a ser felizes, somos nós que todos os dias temos que ir descobrindo a felicidade. Quase sempre me entusiasmo com o que o dia a dia me oferece, mas às vezes choro...
é talvez uma forma diferente de ser feliz...

Ana Bela

terça-feira, 28 de junho de 2011








Familia, como eu a entendo e neste caso refiro-me a pai, mãe e filhos é assim algo como um conjunto de números pares, uma ternura e um amor que se misturam entre si e entre os membros da família. Perguntarão porquê então o cão? pois, é que para mim ela é também um membro da minha família e curiosamente o menos conhecido. Hoje apeteceu-me mostrar a "Nudi" e como está tão tranquila e linda, não resisti.


Há quem diga que é a minha neta!!!


Ana Bela

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Truques provados e comprovados

Se vai fazer uma salada e principalmente se rala alguns elementos, tenha o cuidado de a preparar pouco antes de ir para a mesa. As vitaminas perdem-se quando expostas à luz.


Ana Bela

domingo, 26 de junho de 2011

Eu estou sempre a inventar, quando não é uma coisa é outra, mas os amigos do Grilo também. Reparem: Um dia bem perto, lembrei-me de injetar creme de limão em 2 ou três queques, logo se seguida choveram ideias dos comedores dos mesmos, para pôr dentro dos queques, eu nem vou dizer, pois algumas coisas nem jogavam, só brincando separadas.
Aceitei a ideia do morango e a do doce de ovos. Então tem agora mais estas variedades. Eu, eu não paro de injetar e fazer os cremes. Caso se tenha perdido...

Queque simples, de chocolate, com chocolate, maçã, noz, canela, maçã e canela, com morango, com doce de ovos e com creme de limão.

Fico à espera de mais ideias...


Ana Bela

sábado, 25 de junho de 2011


Olhar esta ardósia, fez-me recuar aos meus tempos de escola e de professora. Era assim um imenso pó que nos cobria. Sempre gostei de escrever nele e de o apagar, só mais tarde descobri porque os professores mandavam sempre um de nós apagar o quadro, pois ... o pó era muito.
Hoje, olhei para o espaço vazio e negro e apeteceu-me ter um giz e coragem para nele escrever aquelas coisas que me desgostam ou tão sómente que hoje estou cheia de dores de dentes ou ainda que gosto mais do quadro que de dentistas, dai as dores. Sou tão mazinha! o meu dentista é assim um amor com 1,80m de doçura e paciência.


Ana Bela



sexta-feira, 24 de junho de 2011

Amanhã, O meu amigo Diogo Noronha de 16 anos e que está a fazer na Escola Náutica o curso de mecânico naval, vai fazer o seu primeiro estágio a bordo de um dos Cruzeiros do Douro. Com ele vão alguns dos nossos queques, não vá ele esquecer o Grilo. Fica a faltar um ano, para que esta criança a quem dei a sopa quando fazia as suas birras com a mãe, a quem peguei ao colo, a quem chamo o meu sopinha, acabe o curso. Que a viagem e a experiência, seja tudo o que ele sonhou.
Boa Diogo. Que os queques te saibam muito bem, foram feitos com muito amor.


Ana Bela

quinta-feira, 23 de junho de 2011

E dizem elas... (as crianças)

A minha irmã deu dinheiro ao meu sobrinho Vasco, de 5 anos para ele ir comprar uma pastilha elástica.
Quando voltou, disse à mãe:
- Olha mãe! Comprei esta e com o troco deram-me estas!


Ana Bela

quarta-feira, 22 de junho de 2011



A Associação Animais de Rua tem como principal objectivo a esterilização de animais carenciados.

Neste seguimento foi celebrado com a Câmara Municipal de Cascais para esterilizar gratuitamente animais carenciados do concelho. Caso proteja animais de rua ou carenciados neste concelho, poderá inscrevê-los neste programa de esterilizações através do formulario online do nosso website: http://www.animaisderua.org/candidatura


Ana Bela


terça-feira, 21 de junho de 2011

Eu sou aquela que queria ser poeta mas... não passo de uma tentativa de o ser mas... há dias em que me amanheço pensando que sou mas...


Saudade

Não chores
sorri
vai até onde nascem os rios
sobe ao alto de uma montanha
passeia-te à beira mar
isso, vai ver o pôr do sol
anda descalça na relva
mas sorri.

O meu caminho é longo
mas prometi que voltava.

Se não chorares
se esperares
se sorrires
estarei um dia aqui.


Ana Bela

segunda-feira, 20 de junho de 2011




Já uma vez aqui descrevi a compra deste quadro, feita numa noite de Verão na Praça do Areeiro, onde estava em exposição num café da dita Praça.


Os anos passaram e no Domingo e menino que o fez, apareceu no Grilo e já não faz certamente desenhos infantis. Foi muito agradável vê-lo ali, ao fim de tantos anos.


Para alguns passará despercebido, mas quando se lembrarem, olhem bem e atentem nos detalhes... não esqueçam que o Pedro está rei e senhor ao balcão... há pastilhas, batatas fritas e até sanita... Lindo...






Ana Bela


domingo, 19 de junho de 2011

Os poetas que somos e que em nómadas nos tornámos, vamos receber Camões, vamos voltar ao banco da escola, vamos levar os Lúsiadas, a Lírica e tudo o que do poeta nos apetecer, para mais uma noite bem passada. É com gosto que os 8 resistentes das sessões de poesia, por aqui e por ali, vão poetando. Algo ficou da minha ingenuidade, ao tentar encher uma sala de poetas.

Ana Bela

sábado, 18 de junho de 2011

Pina Bausch



Assim começa o filme e como diz a Rita foram na realidade minutos onde senti angustia ou talvez os instantes que traduzem bem a arte de Pina. Não são precisas as palavras, bastam os corpos.




Ana Bela
















sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pina Bausch foi no meu entender uma das grandes coreógrafas do nosso tempo. Ela conseguia fazer a junção do teatro com a dança moderna que se refletiam nos sentimentos humanos sem necessidade de um argumento. Por isso não queria perder o filme "Pina" e ontem fui ver. Tem que se gostar de dança e gostar e gostar para se gostar do filme. Eu gostei, conseguir ver amor, dor ou mesmo raiva, sem palavras, só através do corpo é algo que me fascina.

Pina era de origem alemã, morreu em 2009.


Ana Bela

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Esta semana recebi um novo livro, os meus amigos do Grilo, estão a escrever e a editar o que me deixa muito contente.
Desta vez é Pedro de Sá e o livro "Olhei para trás e sorri...". Ainda não tive oportunidade de ler.

A dedicatória: "para o Grilo com sentida amizade"
Pedro de Sá
09/o6/11


Ana Bela

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Não há dúvida que as pessoas se surprendem umas às outras. Há uns tempos que são passados, mas não esquecidos, tive uma troca de palavras com alguém que se negou a ser atendido por a Laryssa, porque e tão sómente é brasileira. Ao fim de muitos meses, mas muitos mesmo dá-se o retorno ao Grilo e essa mesma pessoa já não se importa de ser atendida por a Laryssa e até chegou super atencioso com ela.
Talvez na ausência, tenha percebido que onde quer que vá, sempre tem que ser atendido por um brasileiro, o que no meu entender só abona a favor deles, TRABALHAM.
Às vezes, podiamos pensar um pouco mais com a cabeça e deixar as birrinhas para as crianças...

Ana Bela

terça-feira, 14 de junho de 2011

No blog de uma amiga, que fez anos no tal dia de Camões, deparei-me com uma lista imensa de coisas que gosta, com satisfação li o seguinte que ainda por cima dá início ao post. (não pedi autorização para transcrever, espero que mesmo sem a sua identificação, não fique zangada comigo).

"Gosto de queques de ternura, de cafés de ternura, de velas de ternura, de Belas de ternura, de sorrisos de parabéns às 8h da manhã com cheiro a queques de ternura e de abraços!


Ana Bela

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Não quero esquecer Fernando Pessoa, nem de o fazer recordar no seu aniversário. Se fosse mázinha, escreveria o poema dele em que diz: "Só somos recordados duas vezes no ano, no dia do aniversário e no dia da nossa morte, ai, deitarão umas lágrimas"

Fernando Pessoa

Pode ser que para outro mundo eu possa levar o que sonhei,
Mas poderei eu levar para outro mundo o que me esqueci de sonhar?




Ana Bela

domingo, 12 de junho de 2011

Vou continuar e concluir.

O Instituto de Odivelas o Colégio Militar e os Pupilos do Exército, como colégios militares, estavam sempre representados no Terreiro do Paço no dia dez de Junho.
Estou a falar disto porque eram escolhidas as alunas que iam representar o colégio, com grande antecedência o que nos fazia andar em pleno alvoroço. Hoje, à distância de 49 anos, rio-me só de pensar na seca que era e nas horas que passávamos em pé a ouvir discursos e como ficávamos contentes de ir, só porque iamos ver pessoas que não tinham a marca do colégio. Para mim por exemplo que só saía para férias grandes e diretamente para um avião militar que me despejava em Luanda, fazia todo o sentido ser muito bem comportadinha, para ser escolhida. Por isso, viva o 10 de Junho.



Ana Bela

sábado, 11 de junho de 2011

Assim andei vestida muitos anos e por isso ninguem me diga que o castanho é bonito


Neste Mosteiro em Odivelas me puseram, acabadinha de perder o meu pai em Angola. Assim me separaram dos meus irmãos e mãe. Sei que foi o melhor para mim e estou consciente que tudo o que sou se deve à formação que me deram neste Instituto.


Mas quanto ao motivo que me levou aqui hoje, o 10 de Junho, continuo amanhã...



Ana Bela








sexta-feira, 10 de junho de 2011

Hoje é um dia de muitos dias...
Dia de Camões
Dia de Portugal
Dia da Raça (antigamente)
Dia dos militares mostrarem que ainda desfilam
Dia de os aviões da FAP voarem
Dia de discursos
Dia de fitas, medalhas e homenagens...

Um dia tão grande e com as mesmas 24 horas.
Viva áqueles que o festejam, até porque têm por a frente mais três dias de festa, menos três dias de trabalho...

Amanhã, vou contar-vos como no fim da década de 6o vivia o tal dia de tantos dias.



Ana Bela

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Será?



Ana Bela

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Foi com muito apreço que recebi hoje um novo livro de poesia do meu amigo António Barroso.
Título - "... antes que chegue o inverno"
Futuramente talvez o encontrem à venda no Bulhosa.

Este companheiro de tantas noites de poesia, já recebeu 140 prémios em concursos e jogos florais desde 2007 em Portugal, Brasil, Itália e República Dominicana.
Muitos parabéns ao meu amigo Pilão.



Ana Bela

terça-feira, 7 de junho de 2011

Há coisas que não se procuram, encontram-se. Há coisas que não aparecem do nada, constroiem-se. Há familiares que não pedimos, apareceram. Assim, para ti R.C. não me digas que não tens caminho, quando deparamos com uma rua sem saída, voltamos a fazer o percurso inverso e quem sabe andar mais numa avenida? Todos encontramos sempre o nosso caminho.
Como os 35 anos são difíceis... Se não te encontras, tenho medo que me percas. Guarda as coisas boas e "eu serei uma delas" amiga.



Ana Bela

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Insólito... ou falta de uns açoites

Chegou mal humorado, pediu uma torrada, não respondeu que pão preferia. Quando a torrada chegou não gostava daquele pão, fazemos noutro lhe disseram, voltou a não responder, comeu sempre resmungando ou emitindo uns sons que não lhe quero dar nome. Pagou, foi embora, e foi uma alegria os momentos partilhados. Posso acrescentar que é um Vip, para mim "vipinho" da nossa televisão.



Ana Bela

domingo, 5 de junho de 2011



Recentemente um amigo mandou-me várias imagens de árvores totalmente envoltas em teias de aranha. Houve um motivo para as aranhas em tão grande número se terem refugiado nas árvores. Ninguém limpa, porque descobriram que há menos moscas e derivados.

Eu tenho um amigo, que tem os tetos da adega todos tapados de teias de aranha, tal como as árvores e por nada deste mundo as limpa, por o mesmo motivo, "animais voadores e irritantes, não há, ou se aparecem, ficam presos nas teias. Boa





Ana Bela

sábado, 4 de junho de 2011

Fiz uma lista de amigos que não vejo há muito tempo e descobri que me fizeram falta uns por umas coisas outros por outras. Acabei por perceber que a distância a que possam estar, não os faz ser menos amigos. Tenho que arranjar tempo para me lembrar deles mais vezes, fazer um telefonema, dizer tenho saudades...

Este post é assim um pouco saudade em movimento, mas eu sempre disse que a chuva altera a boa organização dos meus neurónios!




Ana Bela

sexta-feira, 3 de junho de 2011

O livro deste mês é de ter assim como que um livro que se vai lendo. Sete poetas e sete romancistas, estão nele reunidas e vale a pena ir sabendo devagarinho algo sobre cada uma delas. Maria João Seixas é a autora e moderadora das entrevistas.



Ana Bela

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Hoje seria o dia de uma nova leitura, amanhã prometo que porei o meu mais recente livro. hoje, terei que me desculpar por não ter escrito no Domingo. Nunca teria dado por isso, se alguém que foi ao blog, não me tivesse questionado.
Posso estar muito cansada, muito ensonada, muito sem saber onde arrumar as dores de costas, que sempre escrevo. Aconteceu que entre muitas coisas que tinha a fazer, fui deixando o tempo passar e como não sou muito amante de televisão, devo ser amante de "Spartacus", pois fiquei a ver a série e esqueci o blog, "o que fazem os homens"




Ana Bela

quarta-feira, 1 de junho de 2011














Dia da criança, dia meu, dia de todos os que têm uma criança dentro de si, de todos os que gostam de andar de baloiço e por a calada da noite invadem parques infantis para andar de escorrega (eu), a todas as pequenas e as grandes crianças, os meus desejos que o sejam sempre, CRIANÇAS.





Ana Bela