sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Elas... as crianças

O Vasco foi à cozinha mostrar -me que vinha vestido de cow boy, a minha reação foi perguntar se estávamos no Carnaval., ao que ele prontamente respondeu: se é Natal todos os dias, também pode ser Carnaval. Gostei!


Ana Bela

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Só há uma cor que me tira todas as zangas e maus feitios e este frio horrível. O Amarelo. Hoje eu necessitava de um jardim de rosas amarelas ou de um mar com peixes amarelos.  A minha cor preferida é o Amarelo o meu mês preferido Agosto com 40 graus.

Decididamente não sou mulher de Invernos.


Ana Bela

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Momentos

Na ementa havia Carbonara. A senhora comeu e no fim mandou chamar-me. Não querendo ir muito fundo na história que se resume quase sempre ao mesmo, quem presta  um serviço que não passa disso mesmo, não tem direito a saber mais nada.
A pergunta que me foi feita foi se eu sabia o que era Carbonária, sabia, porque também eu tenho cultura geral, embora descasque muitas batatas, faça muitos queques, muitas tartes, muitos sonhos muitas rabanadas salames e brigadeiros e até escreva poesia. Mas sabia que era uma sociedade secreta, criada  em Itália e também sabia que foram os chamados "carvoeiros que inventaram a "Carbonara".
Não sei se impressionei, parece-me que não. A senhora disse-me então que emendasse o nome do prato e saiu.

Há um ditado que eu gosto muito e que diz: Cultura é tudo o que lembramos, depois de termos esquecido o que aprendemos.
Eu esqueci muita coisa, mas estava num dia inspirada e lembrei os "Carbonários"


Ana Bela

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Eu guardo os tubos vazios do papel higiénico e o Pedro decora-os para os meninos. O que não sabem é que todas aquelas cores e desenhos têm um significado. Uma cor é para voar, outra será para ficar invisível,outra ainda para ficar forte, para pular, enfim, o curioso é que nunca confundem nem cores nem símbolos, enfiam aquilo nos pulsos e lá vão felizes para a escola.
Claro que ensaiam tudo no Grilo e eu tenho que vir da cozinha fazer de conta que não os vejo, que ficaram invisíveis. É como diriam os brasileiros uma curtição logo pela manhã.


Ana Bela

sábado, 24 de novembro de 2012

Hoje houve um dos bons momentos no Grilo, daqueles que fazem rir mas eu ainda tenho a minha tristeza muito a apertar a garganta. Prometo não me esquecer de contar outro dia.

Ana Bela

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Hoje não tenho vontade de escrever. Só o faço para mandar um abraço à minha amiga Ana que perdeu o que nunca nos deve ser retirado, o filho.


Ana Bela

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Momentos

Ontem, o João que lia tranquilamente o jornal, acordou das notícias e gritou por mim. Vim saber o que se passava e ele com a cara cheia de sorrisos disse-me que fora tomar um café a uma pastelaria, onde leu o seguinte aviso - "Café 1 euro, se pedir por favor 0.85"
O sorriso do João comentou que assim é que se educa o povo.


Ana Bela

terça-feira, 20 de novembro de 2012

É verdade que a Internet  nos tira todas as dúvidas e se isso por um lado me deixa  triste, por outro será muito bom Ainda bem que não sou do tempo em que as pequenas ou grandes coisas que tive que aprender
estavam nos livros e tive ao meu dispor até sair do Instituto de Odivelas, uma imensa e densa biblioteca.
A pergunta de Campo de Ourique, só a fiz como brincadeira não considero isso um lapso dos meus conhecimentos.
Por exemplo, hoje foi o dia do pijama e só percebi, quando vi pessoas a entrar de pijamas vestidos.
Ainda bem que tenho espaço para alguma ignorância.

Ana Bela

sábado, 17 de novembro de 2012

João. A. o que eu aprendo consigo.  É um iate que não é casa de praia e agora uma rua fresca em Sintra.
Para quem gosta tanto de calor, tanto me afastarei da rua fria como da rua fresca. Muito obrigada por estar atento e me ensinar coisas que eu desconhecia.
Vamos lá ver se eu sei algo que não sabe - porque se usa a frase "rés vés Campo de Ourique"?


Ana Bela

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Que eu não gosto de frio já o tenho dito e admira-me que alguém goste tanto que consiga ter frio, gostar do Inverno e ainda morar na Rua Fria.
Faltará muito para o Verão? é que até lá o meu humor não é assim muito quente.


Ana Bela

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Momentos

Já não é a primeira vez que acontece no Grilo. Ontem com a greve, o "lugar dos afetos" esteve tão concorrido e barulhento que mais parecia a sala de espera de um Pediatra. Nós gostamos daquela pequenada toda.
Uma mãe pediu para ficarmos com a Vanda, enquanto ia ao Supermercado. Pediu mais empurrada pela birra da Vandinha que queria brincar com o Pedro.



Ana Bela

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

João. A. quem me enviou a foto, disse-me ser uma casa de praia, mas recordando o barquinho que nos levava até à praia da minha infância, podem chamar-lhe o que quer que seja, nada me fará esquecer aquele silêncio, aquele sol, aquele mar, hoje invadido por 50 anos de tecnologias.


Ana Bela

terça-feira, 13 de novembro de 2012


Mais uma vez o Mussulo
Quando a vi a  última vez, era uma praia só nossa.


Hoje, tem hotéis, bares, barulho noite dentro e estas casas de praia... O progresso tem destas coisas e nós que nos deitávamos excitadíssimos porque no outro dia íamos ao Mussulo, tenho a certeza, fomos os mais felizes.

Ana Bela

sábado, 10 de novembro de 2012

Recebi esta fotografia tirada na praia onde aprendi a nadar, onde um dia também eu me envolvi nas suas areias. A linda praia do Mussulo em Luanda. Assim, acabo o dia cheia de saudades do meu mar de Angola do meu Sol das minhas areias e sobretudo de mim, criança.


Ana Bela

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Os bons momentos da Raquel

Estávamos a conversar sobre "consciência" e ela diz-me que gosta de ter a dela tranquila. Logo de seguida disse: Bem, há dias que a deixo a dormir ou fica a beber café, ou mesmo quem sabe vai até à praia, não sei muito bem onde anda...
Eu diria que foi um momento hilariante, pois não consegui deixar de rir.


Ana Bela

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

E porque às vezes me transformo em pequenos poemas...

"Vou esconder-me em pequenas lágrimas...
Choramingar...
Ou então chorar abertamente...
Soluçar...
Por esta ausência de palavras
Que enchem de tédio os meus dias...

Ana Bela

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Pediram-me para fazer um bolo para o Afonso. A decoração teria que ser da minha imaginação, porque nem a mãe sabia como era o reino destes monstrinhos que recentemente substituíram os Gormites. Valeu a pena a bagunçada que inventei, pois os olhos do Afonso sorriram de prazer.


Ana Bela    

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Na segunda feira dia da nossa folga, recebemos esta fotografia e esta mensagem.
- Quero beber um café...


Ana Bela

sábado, 3 de novembro de 2012

Para ti minha amiga que tantas vezes apareces no Grilo só para me dar um abraço e porque podia ser tua mãe e ainda porque a tua amizade tem preenchido com o teu carinho alguns dos meus maus momentos...

Não temos sempre trinta anos e quando sem perceber vivemos mais trinta, ficamos sem tempo para fazer o que já não pode ser feito. Por isso, faz, faz, faz. Se depois acaba, paciência, foi muito bom enquanto durou, e se teve alguma duração foi porque esse tempo valeu.

Ana Bela

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Momentos

Na quinta feira feriado, um pai chegou ao balcão com uma pequenita e perguntou se ela queria um queque. A resposta rápida foi - quero dois, um para mim e outro para as formigas.


Ana Bela

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Este mês Sophia de Mello Breyner Andresen que há muito devia ter tido lugar aqui. Calhou ser "O nome das coisas" como poderia ser "Coral" ou mesmo "Dual" ou ainda um fantàstico conto "A floresta".
Quem gosta de Sophia, tem muito por onde escolher, são muitas as obras desde poesia, ensaio, contos, histórias para crianças, teatro.


Ana Bela