sábado, 28 de setembro de 2013

Crianças

Esta manhã estava uma mãe ao balcão enquanto a filha de dois anos se entretinha a remexer os brinquedos.
O Pedro perguntou à menina o que queria ser quando fosse grande, resposta rápida; Quero ser mágica para fazer a mãe mais bonita, pintava de cor de rosa aqui aqui e aqui, e com os deditos foi apontando a boca o nariz e os olhos.  Ninguém se lembra destas coisas a não ser mesmo a magia das crianças.


Ana Bela

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

O Workshop que a Rita preparou não teve adesão, o que quer dizer que ninguém quer aprender a fazer rabiscos. Ouvimos todos os dias as pessoas lamentar que não há nada para fazer e a vida resume-se para muitos na passeata que fazem de casa para o trabalho e vise versa. Alguns mais afoitos vão até ao paredão.
Embora esta iniciativa tenha sido sugerida por a Rita que nos pediu um espaço, lamento que não tenha sido o que ela estava à espera. Mas lamento muito mais que ninguém tenha querido aprender a desenhar queques e as lindas árvores do Jardim Constantino. Procurem, pesquisem, que vão ver as coisas que há por ai para mudar a rotina.
Rita, continua...

Ana Bela

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Rola

O cheiro acre da penugem nova
da jovem rola fiel, solitária,
dos próximos pinheiros exilada,
entontecia os seres que a rodeavam
para escutar a paz do seu arrulho
-- os seres tão diversos de três reinos,
o gato negro, a pedra e eu no meu mundo.

Fiama Hasse Pais Brandão (1939)

Porque é urgente não esquecer a poesia.

Ana Bela

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Tinha saudades delas das minhas crianças e agora lá estão aquelas coisinhas pequenas todos os dias à porta da cozinha para dar os seus beijos molhados e os abraços, estes mesmo abraçados. Nem tanto tempo afastados os fez esquecer que a porta é o limite e ali ficam à espera que também eu os abrace. Passo por esta situação há 21 anos, só tenho pena que quando chegam à idade da primária, tenham já vergonha das manifestações de carinho. É assim mesmo, mas eles são renováveis, outros virão e todos ficam na minha recordação.


Ana Bela

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Adoro ir ao cinema, ver filmes na TV ou no computador, não me satisfaz mas, a última vez que fui ao cinema foi para ver Avatar, já lá vai um tempão. Depois de acabar o meu trabalho, resta-me pouca disposição para sair de casa, no entanto, no Domingo fui ver "O Mordomo". Pensei que era um filme diferente, gostei, mas, pensei que me dissesse algo de novo e afinal, que me perdoem os que não concordarem, o que vi já tenho visto noutros filmes americanos, onde mostram ao Mundo as coisas más lá de casa e seguem felizes e contentes. Não sei, talvez seja uma maneira de ter a consciência menos pesada.


Ana Bela

sábado, 21 de setembro de 2013

Nuno Júdice, prepara-se para editar um novo livro de poesia, como é um dos meus poetas preferidos e porque não posso andar por ai fazendo de conta que já não há poesia nem em mim nem em ninguém, só transcrevo um pouco do muito que é este poema.
O livro chama-se "Breve sentimento do eterno"

Às vezes, queria ter apenas uma palavra
para te ver, tão leve como a flor, ou
tão doce como o amor; queria saboreá-la,
como se fosse um torrão - ou dizê-la

como fácil suspiro, sem dor nem tristeza....


Ana Bela

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

As rosas  não são para mim, são para a minha irmã que faz hoje 53 anos. Mas também podiam ser para mim, que delas necessito para me alegrarem. Sempre que um dos meus cinco irmãos faz anos, recuo àquelas festinhas de crianças felizes, coloridas, barulhentas, que o meu pai organizava e onde sempre havia um teatrinho, leituras de histórias em que todos participavam. Hoje vamos jantar juntos e depois... podemos estar meses sem dizermos nada. Isto é o que mata a pouco e pouco os sorrisos e as gargalhadas. No meu tempo, era tudo mais simples e verdadeiro.

Ana Bela

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Frases engraçadas

"É democrático como a toalha de mãos de uma cantina"

"Uma torrada tão fina, que até se retorcia de indignação"


Ana Bela

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ainda a propósito do ato de ler...
Vejo por todo o lado aquelas frases do Amor é...
Não costumo ver que ler é...

Para mim...
Ler é ir de um mar a outro sem sair do sofá, de uma cidade até uma floresta, da alegria à tristeza, do choro ao riso.
Ler é fechar o livro, ficar lá dentro brincar com as palavras e as letras.

Ana Bela

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Neste Outono vão chegar novos livros de "pesos pesados" da literatura Mundial.
 
Mário Vargas Llosa
J. M. Coetzee
Sandor Márai    
Richard Zimler

Bem, talvez que o Pai Natal chegue antes de Dezembro e acabe com a crise, para podermos ir a correr à livraria mais perto de casa e desatar a ler.

Ana Bela

sábado, 14 de setembro de 2013

As crianças

As minhas crianças estão a chegar, as escolas estão à espera dos seus risos e eu já tive o prazer de ver algumas delas e assim segunda feira vou voltar a ter muitas visitas à porta da cozinha. Hoje, apareceu o João, foi ter comigo e disse do alto (ou baixo ) dos seus 3 anitos : sabes que eu nas férias vi papagaios em jagoias?
Como eu adoro as crianças, só elas para de gaiolas fazerem "jagoias"



Ana Bela

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

E eu que pensava ser o "méquidonis" uma cadeia alimentar citadina. Afinal, existe mesmo em todo o lugar.

Ana Bela

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Capa do evento da Rita que acredita por os participantes a desenhar um queque e uma árvore.


Ana Bela

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

O Grilo disponibilizou um pouquinho da esplanada, para um workshop  no dia 28 do mês de Setembro. Se quer saber mais informações, vá ao facebook do Grilo e veja quais os planos da Rita.

Ana Bela

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Na realidade, os livros são ainda os companheiros de muitas pessoas. Ainda bem que por todo o Mundo há quem goste de ler e tenha iniciativas como esta. Eu gostava de frequentar uma praia como esta porque teria certamente tudo o que gosto, mar, calor e livros. Acho que ficava por aqui até ao dia seguinte.

Quando os meus pais estavam em Luanda, estudava no Instituto de Odivelas e algumas férias, as mais pequenas, passava-as em casa de uns tios. Dormia na parte de cima da casa e o meu tio desligava a luz para o meu quarto na parte de baixo quando chegava a hora por ele estabelecida. Lembro que tinha uma vela escondida dele e a acendia para continuar a ler.
Assim também  podia ficar na praia toda a noite agora com uma lanterna. Treino não me falta.


Ana Bela

sábado, 7 de setembro de 2013

Meus amigos as festas estão a acabar até o calor e a praia que eu adoro. Só nos resta dançar na areia para aquecer e esperar pelas camadas de roupa que temos que vestir. Detesto o frio! No Inverno também devia haver festas, mas juntam tudo no Verão. Bem, se me sentar ao pé da lareira com um bom livro, para mim serve como festa.


Ana Bela

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Como é bom ter amigas assim...
Num mail que me enviou, ensinou-me que as mulheres gordas, afinal são as mais cultas. Explicação: aprendemos tudo, sabemos tudo o que à cultura diz respeito, não cabendo mais dados na cabeça, a cultura espalha-se pelo corpo. Diz a minha balança que eu sou cultíssima. Boa

Ana Bela

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Embora uns dias atrasada, não me esqueci da leitura deste mês.
Gilles Rozier, nasceu em Grenoble em 1963. Todos os seus romances são intensos, subtis e acutilantes.
Neste, as relações perigosas e ambivalentes, fizeram com que o lesse assim de uma golfada.

Ana Bela

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Uma vez eu escrevi que há amigos que detetam em nós um sinal de que algo não está bem e nem precisam de estar perto de nós, basta que no telemóvel a nossa voz tenha algo que não lhes passa despercebido, que naquele dia o nosso silêncio foi mais frequente ou não ouviram a nossa gargalhada Acreditem que há amigos assim. Por isto tudo te agradeço Cris, as rosas amarelas. Hoje eu estava a precisar. Obrigada.


Ana Bela

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Frases engraçadas

Enquanto espero que apareçam as minhas crianças que estão prestes a começar a escola, para vos contar das gracinhas delas, cito algumas frases que achei poéticas quem sabe...

Nuvens tramando uma tempestade...
Nevoeiro apalpando as paredes...
Patos remando na lagoa...
--- Meteorológicas ---

Ana Bela