sexta-feira, 27 de junho de 2014

Manuel Gaspar

O encontro literário de ontem com cheiro a maresia, teve outros aromas de amizade, bondade e a homenagem dos amigos que sabem reconhecer que o escritor tem o coração nas mãos e a vontade de todos ajudar ao primeiro olhar. Que o livro seja um sucesso é o que mais desejo. Foi uma noite em que fomos embalados pela canção francesa que o autor tão bem canta.


Ana Bela

quinta-feira, 26 de junho de 2014

É hoje o lançamento do livro "Traição no seio da família" de Manuel Gaspar. Apareça na carruagem "Luar da barra" 9 horas e 30 minutos.


Ana Bela

quarta-feira, 25 de junho de 2014


A menina pediu para o aniversário queques como os que fez na escola com o Pedro.


Ana Bela

terça-feira, 24 de junho de 2014

Desabafos

A porta da cozinha do Grilo é assim como que o confessionário e eu sou o "Padre". Durante os dias, se não é hoje é amanhã, as pessoas vêm dar um olá e regra geral ficamos a conversar. Temos todos tanta falta de alguém que nos oiça, tanta vontade de desabafar... Hoje numa dessas conversas, chegámos à conclusão que salvo raras  exceções, "os amigos serão melhores que a família". Concordo porque os amigos eu escolho...


Ana Bela

sábado, 21 de junho de 2014

O carro da minha saudade



Há muitos, imensos anos este carro era igual ao do meu pai. Hoje o Pedro encontrou um e fotografou-o para que eu matasse saudades. Passeei dentro dele, brinquei com os meus irmãos (o espaço era incrível) e conheci rios, montanhas, cascatas e cataratas em Angola. Éramos cinco crianças lá atrás e eu garanto que nos divertia -mos imenso nas viagens e passeatas naquela terra que não dá para esquecer.


Ana Bela

sexta-feira, 20 de junho de 2014

O lançamento

O nosso anfitrião Manuel Gaspar, das noitadas de poesia, vai fazer o lançamento do livro que escreveu recentemente. A festa decorrerá primeiro em Lisboa e depois em Carcavelos dia 26 às 21 horas na carruagem "Luar da Barra". Apareça, será uma noite de poesia, novas leituras e música.


Ana Bela

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Onde estás?

"A outra metade de mim"

Não sei dela anda por ai nadando numa praia algures no mar de África, algures entre um livro e outro livro entre as linhas de um poema que não escrevo. Anda a minha metade perdida por ai.

Ana Bela

quarta-feira, 18 de junho de 2014

As crianças...

O Ricardo, mandou pela janela alguns brinquedos que o Pedro apanhou quando chegámos ao Grilo. A mãe pediu para não lhe darmos, para ele perceber que não se faz. O melhor vem agora, quando percebeu que não valia a pena implorar, foi ter comigo, pôs as mãos como se estivesse a rezar e disse: Bela vai dar-me os brinquedos, tu também és mãe... Como é que não nos espantamos com estas criancinhas? São cinco anos de pura esperteza.




Ana Bela

terça-feira, 17 de junho de 2014

Ajuda

Mais uma vez fomos solicitados para um estágio de um dos alunos da Cercica de Cascais. Assim, na quinta feira vamos ter o estagiário a trabalhar, esperamos que este se adapte a nós e nós a ele. Peço toda a vossa compreensão pois estes alunos precisam de nós todos para terem uma oportunidade no mundo do trabalho.


Ana Bela

sábado, 14 de junho de 2014

Porto seguro

Hoje fui surpreendida com o desabafo da S. Ela chega ao Grilo todas as manhãs pouco depois das oito, traz o computador e ali fica a trabalhar por longo tempo, se sai, volta mais tarde.
Disse-me hoje que a vida dela é toda uma confusão, separada com dois filhos, trabalho incerto, ordenado que nunca sabe quando vem. Ali no Grilo ela encontra um porto seguro porque as mesas são as mesmas, os bancos e nós que ela conhece há 22 anos. No Grilo ela encontra algo que conhece desde os 15 anos e é um sítio que não muda e onde se refugia. Eu não posso dar à S. a estabilidade que ela precisa, mas fico contente que ela se sinta assim perto de nós.

Ana Bela

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Truques provados e comprovados

Há muito tempo que não ia ao caderninho de Economia Doméstica e isso fez-me lembrar que perdi alguns pontos de referência quando juntaram o Instituto de Odivelas ao Colégio Militar.
Assunto para outro dia...

" Para guardar queijo sem que este fique rijo, pincele as superfícies já cortadas com azeite ou manteiga"

Ana Bela

quinta-feira, 12 de junho de 2014

A bola

Ai está o tão desejado jogo em que 11 homens correm atrás de uma bola. Durante um mês não se falará de mais nada e eu que nem gosto... no entanto, haja alguma coisa que desvie a atenção de tanto debate onde nada se debate.


Ana Bela

quarta-feira, 11 de junho de 2014

"Preciso reter nas mãos
um raio de sol

para derreter o gelo
de que são feitas as ausências."

Bernardete  Costa

terça-feira, 10 de junho de 2014

O nosso diploma

Os alunos do quarto ano, fizeram na segunda feira a festa de fim de ano. Convidaram-nos para assistir e no fim quando receberam os diplomas, também havia este para nós. Vamos ter saudades deles, pois para o ano irão para para o quinto ano. Outros virão eu sei, mas de quatro em quatro anos ficamos sem a presença barulhenta destas ferinhas, até que as novas se habituem a gostar de nós.


Ana Bela

sábado, 7 de junho de 2014

Mais uma futura cliente do Grilo, acabadinha de nascer.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Há livros que despertam a minha atenção por causa do título, este foi um deles "Cruzámos os nossos olhos em alguma esquina" .
Marta Tê apaixonada pelas palavras e sua magia, incentivou as pessoas a escrever e o resultado é este livro de trinta contos. Podem crer que há nele coisas muito bem escritas que vagueiam ao sabor do título do livro.


Ana Bela

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Velha

Ontem fui ao médico por causa de um ouvido que me tem incomodado, acabei por saber que no ouvido tudo bem o que tenho é o nariz torto. Eu que sei que sou velha e não gosto, ouvi a seguinte conclusão: Se a senhora tivesse 30 anos aconselhava uma cirurgia, mas com 62 não vale a pena. Isto é ou não é chamarem-me velha? Achei piada e compreendo o ponto de vista.


Ana Bela 

quarta-feira, 4 de junho de 2014

" Gosto das palavras que sabem a terra, a água, aos frutos de fogo do Verão, aos barcos no vento, gosto das palavras lisas como seixos, rugosas como o pão de centeio.
Palavras que cheiram a ferro a poeira a barro e a limão, a resina e a Sol"

Eugénio de Andrade


Ana Bela